Vitória/ES -

 

 
 
 
PERGUNTAS FREQUENTES
 

1 - Qual é o objetivo da cooperativa de crédito?
2 - Quem pode se admitir filiar na cooperativa?
3 - Quais são as minhas obrigações como cooperado?
4 - Quanto deverei contribuir após a minha admissão como cooperado?
5 - O capital integralizado mensalmente é corrigido?
6 - O cooperado tem direito as sobras apuradas? E quando houver perdas?
7 - Quando é realizada A.G.O. (Assembléia Geral Ordinária) da cooperativa?
8 - Quais documentos obrigatórios deverei apresentar para a para admissão?
9 - Como faço para pedir a minha demissão do quadro de cooperado?
10 - Quando recebo a devolução do capital integralizado?
11 - Quais os outros beneficios ou convênios disponibilizados aos cooperados?
12 - Como faço para utilizar os convênios?
13 - A cooperativa possui algum meio de comunicação para seus cooperados?
14 - Quando poderei usar a ouvidoria da Coopmetro?
15 - A cooperativa é fiscalizada por algum órgão?

 

1- Qual é o objetivo da cooperativa de crédito?

A cooperativa de crédito destina-se, precipuamente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros a seus associados, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro.

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2- Quem pode se admitir filiar na cooperativa?

Poderão associar-se à cooperativa todos aqueles que, tendo livre disposição de pessoa e bens, concordem com o Estatuto Social da COOPMETRO, preencham as condições nele estabelecidas e que sejam Servidores Públicos Municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES:
- Estatutários e Celetistas, Comissionados e Contratados Temporários;
- Aposentados e Pensionistas do IPAMV;
- Funcionários da CDV - Cia. de Desenvolvimento de Vitória;
- Servidores da Câmara Municipal de Vila Velha-ES;

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3- Quais são as minhas obrigações como cooperado?

Subscrever e integralizar as quotas de capital mensalmente e as demais taxas;
Cumprir pontualmente os compromissos que contraiu com a cooperativa: pagamento das parcelas do(s) Contrato(s) de Empréstimo(s);
Quando não constar no contracheque os descontos devidos mensalmente, o cooperado deverá dirigir-se ao Caixa da COOPMETRO, para efetuar o pagamento do(s) débito(s), independente de aviso;
Demais obrigações conforme o Estatuto Social.

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4- Quanto deverei contribuir após a minha admissão como cooperado?

Mensalmente, independente de contrair empréstimos o empregador descontará no contracheque do cooperado, o valor referente a 03%(três por cento) do Salário Base do Cooperado,  para formação do seu Capital Social e também  efetuará o desconto da Taxa de Contribuição de Funcionamento no valor de R$ 2,00 (dois reais).

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5- O capital integralizado mensalmente é corrigido?

Conforme Lei Complementar 130 art. 7º, é vedado distribuir qualquer espécie de benefício às quotas-parte do capital, excetuando-se remuneração anual limitada ao valor da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic para títulos federais

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6- O cooperado tem direito as sobras apuradas? E quando houver perdas?

Compete à assembléia geral da cooperativa de crédito estabelecer a fórmula de cálculo a ser aplicada na distribuição de sobras e no rateio de perdas, com base nas operações de cada associado realizadas ou mantidas durante o exercício, observado o disposto no art. 7o Lei Complementar 130.

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7- Quando é realizada A.G.O. (Assembléia Geral Ordinária) da cooperativa?

A assembléia geral ordinária da cooperativa de crédito realizar-se-á anualmente, nos 4 (quatro) primeiros meses do exercício social.

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8- Quais documentos obrigatórios deverei apresentar para a para admissão?

Para associar-se o servidor preencherá a Proposta de Adesão fornecida pela cooperativa, anexando cópias xerox simples:
-    Carteira de Identidade;
-    C.P.F. (Cadastro de Pessoas Físicas junto a Secretaria da Receita Federal);
-    Comprovante de Residência atualizada (água, luz ou telefone);
-    Contracheque – Fornecido pelo Empregador;
-    Contrato de Trabalho (Servidores com Contratado por Tempo Determinado – DT;
-    CTPS (Servidores Celetistas – Regime CLT);
-    Ato da Nomeação (Servidores Cargo Comissionados)

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9- Como faço para pedir a minha demissão do quadro de cooperado?

A saída ou DEMISSÃO do cooperado da Cooperativa, que não será negada, desde que não haja débito ou pendências, dar-se-á unicamente a seu pedido por escrito e protocolado na sede da Cooperativa, o qual será analisado pelo Conselho de Administração.

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10- Quando recebo a devolução do capital integralizado?

A devolução do capital integralizado aos cooperados demitidos por perda do vinculo comum que lhe facultou ingressar na cooperativa (demitido por término de Contrato Temporário ou Exoneração do Cargo Comissionado) poderá ser realizado, desde que não haja previsão de perdas nos semestres a ajuízo do Conselho de Administração, ser efetuada após a exclusão; Nos demais casos (O pedido de saída da cooperativa, eliminação ou exclusão), a devolução será realizada somente após a realização da A.G.O. Assembléia Geral Ordinária (1º trimestre), que aprovará a contas do exercício em que o cooperado pediu o seu desligamento da cooperativa, podendo, essa devolução, ser efetuada em até 10 (dez) prestações mensais consecutivas.

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11- Quais os outros beneficios ou convênios disponibilizados aos cooperados?

Além do beneficio principal que a disponibilização do crédito, a cooperativa possui convênios firmados com faculdades, planos odontológicos e óticas.

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12- Como faço para utilizar os convênios?

O cooperado deverá estar em dia com suas obrigações mensais, devendo solicitar a cooperativa autorização para apresentar à conveniada a utilização dos serviços.

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13- A cooperativa possui algum meio de comunicação para seus cooperados?

A cooperativa distribui trimestralmente o Jornal “Canal com o Cooperado” a todos os cooperados; Acesso via Internet ao site Portal COOPMETRO www.coopmetro.coop.br e, link "Ouvidoria COOPMETRO", acesso via Central de Relacionamento - DDG 0800.283.2909 no horário das 09:00 as 18:00, onde poderão ser registrados elogios, sugestões, reclamações e manifestações.

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14- Quando poderei usar a ouvidoria da Coopmetro?

A Ouvidoria somente deverá ser acionada quando o cooperado desejar manifestar sua opinião sobre o atendimento prestado pelos canais formais de relacionamento da COOPMETRO, Central de Relacionamento, Fale Conosco (área restrita) do Portal COOPMETRO www.coopmetro.coop.br e Atendimento Pessoal. A Ouvidoria receberá demandas da seguinte natureza: elogio, sugestão, reclamação e manifestação. O acesso à Ouvidoria COOPMETRO se dará, somente, mediante a informação do número do protocolo de atendimento da Central de Relacionamento/Atendimento Pessoal (somente em Vitória) ou do chamado do Fale Conosco do Portal COOPMETRO. O objetivo da COPMETRO com a implantação da Ouvidoria é identificar oportunidades de melhoria e inovação em seus processos de relacionamento com seus cooperados, clientes e patrocinadores, bem como em produtos e serviços.

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15- A cooperativa é fiscalizada por algum órgão?

A cooperativa, como instituição financeira, constituída sob a forma de cooperativa de crédito submete-se a Lei 5.764 e Lei Complementar 130, bem como à legislação do Sistema Financeiro Nacional - SFN e das sociedades cooperativas.

As competências legais do Conselho Monetário Nacional - CMN e do Banco Central do Brasil em relação às instituições financeiras aplicam-se às cooperativas de crédito.

Também é mensalmente fiscalizada por Membros do Conselho Fiscal - Eleitos em Assembléia Geral pelos cooperados.

Semestralmente é Auditada por Profissional Auditor capacitado junto ao CVM - o qual emite ao Conselho de Administração e Fiscal da cooperativa, Relatório de Auditoria Externa.

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