Vitória/ES -

 

 
 
 
HISTÓRICO
 
   
Em 15 de dezembro de 1995 um grupo de 20 servidores públicos municipais de Vitória - ES reuniram-se e deram um importante passo, para o Cooperativismo Capixaba especificamente para a categoria dos servidores públicos municipal, que foi a criação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos do Município de Vitória COOPSMUV.

Motivados e com muito esforço dos seus sócios fundadores, a COOPSMUV iniciou suas atividades, após aprovado em Assembléia de Constituição devidamente autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil como Instutição Financeira, com intuito de livrar os servidores das garras da agiotagem, sendo explorados financeiramente, uma vez que o Brasil acabava de passar por transformações políticas importantes.

Em 30/06/1998 a diretoria da COOPSMUV teve a sua sede Social inaugurada no Palácio Municipal de Vitória, onde funciona até os dias atuais, sendo mais tarde ampliada em 24/09/1999. A COOPSMUV disponibilizou a categoria dos servidores da Prefeitura Municipal de Vitória, crédito através de desconto em folha sem burocracia e atendimento pessoal.

Participou junto com BANCOOB, disponibilizando serviços bancários, que por fim não mais prosseguiram em razão dos altos custos em manter estes serviços e mesmo com todas as dificuldades, a cooperativa firmou-se como um exemplo de administração bem sucedida de gestão transparente.

Objetivo alcançado que era de possibilitar aos servidores públicos do município de Vitória com acesso ao crédito sem burocracia, a Diretoria então encaminhou ao Banco Central do Brasil, projeto de ampliação de área, a fim de ampliar os serviços ofertados pela COOPSMUV e de difundir o espírito cooperativista nas prefeituras da região metropolitana da Grande Vitória, sendo então aprovado em Assembléia Geral Extraordinária de 10/06/2005 e aprovado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL em 05/08/2005 a mudança da denominação social da COOPSMUV para Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória-ES COOPMETRO.

Em 28/07/2007 a COOPMETRO inaugurou seu primeiro Posto de Atendimento Cooperativo - PAC, que foi instalado no 9º andar do antigo prédio da TELEMAR, CIAC, realizando assim mais um passo importante da sua História e também o desejo de muitos cooperados que necessitavam dos serviços da cooperativa, tendo que deslocar do seu ambiente de trabalho para efetuar seu empréstimo na atual sede facilitando o acesso dos cooperados que exercem atividades no CIAC e nos demais setores da PMV.

Nesses últimos anos a COOPMETRO tem investido em capacitação e formação dos Membros do Conselho de Administração e Fiscal e de seu quadro funcional que conta atualmente com oito funcionários e uma estagiaria. A COOPMETRO sucessora da COOPSMUV cresceu bastante nos últimos anos, tendo hoje um quadro de 3.999 (atenção - FAZER ATUALIZAÇÃO) cooperados filiados, dentre os quais oferece exclusivamente crédito aos servidores estatutários, contratos e comissionados da PMV, servidores da Cia. de Desenvolvimento de Vitória -CDV, além de servidores do IPAMV, inativos, aposentados e pensionistas e servidores estatutários da Câmara Municipal de Vila Velha.
 
   
       
 
   
 
 
     
.
COOPMETRO
Sede: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Piso 4 - Bloco A, Vitória - ES | CEP 29050-625 - Telefones: (27) 3382-6417 | (27) 3382-6410 | Fax: (27) 3314 -2909
PAC - CIAC: Av. Vitório Nunes da Motta, 220 – 9º Andar, Enseada do Suá, Vitória – ES | CEP: 29.050.480 - Telefones: (27) 3315-2029 | (27) 3025-1553
PAC - Vila Velha: Av. Santa Leopoldina , 817 – Sala B, 2º andar, Itaparica – Vila Velha-ES | CEP: 29102-040 - Telefones: (27) 3062-2994
E-mail: coopmetro@coopmetro.coop.br